sexta-feira, 27 de agosto de 2010

3. RESPOSTA SEM CONSISTÊNCIA

Preocupados com a proposta de  mudança no Art.158 do CBA, centenas de pilotos resolveram mandar e-mails ao Deputado Rocha Loures, na tentativa de mostrar-lhe a real face da aviação brasileira.

Todos receberam uma "mensagem padrão" onde o parlamentar parece subestimar a inteligência do aeronauta s brasileiros. O Deputado procura dar uma conotação de "boas" intenções em relação aos profissionais de aviação, mas como diz o velho ditado:  "De boas intenções como essas, o inferno está cheio!"

Eis a "resposta padrão":

"Prezado... (bem, acho que ele queria escrever "Tolo")

Agradeço seu contato e suas ponderações, mas informo que em várias audiências públicas que participei o mesmo problema foi apontado tanto pelos representantes das empresas aéreas quanto pelos representantes dos aeronautas e aeroviários: o tempo de formação de pilotos e mecânicos é longo demais e não está conseguindo acompanhar o crescimento do setor. Foi informado, ainda, que o tempo médio de formação desses profissionais é de cinco anos, razão pela qual estabeleci em meu relatório esse prazo.

Sei que os problemas de investimento no setor são graves e que ainda demandará algum tempo, mas gostaria que o senhor soubesse que tenho empreendido esforços junto ao governo federal para que essa situação se reverta, ou seja, haja estímulo à criação de mais escolas de formação, bem como que a categoria consiga salários compatíveis com as funções desempenhadas.

Não tenho interesse em deixá-los desempregados, pelo contrário. Quero estimular uma maior capacitação e valorização do setor, mas não podemos, enquanto isso não acontece, deixar as empresas de aviação comercial e geral desassistidas, visto que, como dito anteriormente, não se formam pilotos e mecânicos de um dia para o outro.

As companhias aéreas brasileiras registraram um aumento de 42,89% no movimento de passageiros nos voos domésticos em fevereiro, em relação ao mesmo período de 2009.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), trata-se do maior crescimento percentual do setor já registrado desde setembro de 2003, quando os dados começaram a ser computados.

Quanto à aviação regional, a Trip Linhas Aéreas e a Passaredo são exemplos de índices elevados do aumento de demanda. De janeiro a maio deste ano, cresceram respectivamente 109% e 155%, em comparação ao mesmo período do ano anterior, ou seja, mais que dobraram o número de passageiros transportados.

Outra questão que não pode ser esquecida é que teremos brevemente uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, com um volume de passageiros ainda maior, não sendo aceitável que esses passageiros não possam voar.

Tenho trabalhado também para que os cursos de formação sejam mais acessíveis, posto que outra informação obtida nas audiências públicas é o alto custo dos cursos, o que desestimula muitos interessados que não tem como pagar. Que fique claro que trabalhar pela redução dos custos não significa perda de qualidade.

Chamo a atenção, ainda, para a redação do art. 158, que prevê a contratação de mão se obra estrangeira em caráter provisório e na falta de mão de obra brasileira. Isso ocorrerá até que o setor tenha recebido os investimentos necessários para se desenvolver por si só.

Esperando ter sanado as dúvidas e deixado claro que trabalho para um Brasil melhor, agradeço e coloco-me à disposição.

Atenciosamente,
Rodrigo Rocha Loures"
PMDB/PR.



Se o Deputado Rocha Loures tem trabalhado pela formação de pilotos e pela melhoria do sistema, como apregoa, por qual motivo não ouve aos aeronautas e em vez de respostinhas pré-fabricadas, não se dispõe a se reunir conosco e discutir a questão amplamente, como fez o Deputado Otávio Leite?

Até então, o Deputado Rocha Loures ouviu somente ao Sindicato dos Aeronautas que, embora tenha legitimidade, não tem qualquer representatividade para falar em nome dos aeronautas. Por sinal, a postura do SNA frente à questão foi pífia, e porque não dizer INEXISTENTE. Logo, o Deputado não ouviu a ninguém, a não ser que tenham conversado por linguagem de sinais.

Pelo que consta dos registros da reunião, para a discussão das propostas,  o SNA entrou calado, ficou calado e saiu calado. Se representasse a uma categoria de mudos, talvez tivesse falado mais.



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